A grama do vizinho é sempre mais verde?

Green-Nature-Facebook-covers-15

Como já diz o ditado popular “ A grama do vizinho é sempre mais verde”. Ele, de uma forma simplifica, quer dizer que “ Olhando de fora, a vida do outro sempre será melhor que a sua”.

De fato, se formos apenas olhar o que o outro está demonstrando sobre sua própria vida, aquilo que ele permite que chegue até você sobre ele, a vida do outro vai sempre parecer muito mais divertida que a sua.

Em tempos de facebook, Instagram e outras mídias sociais, este sentimento ruim gerado pela impressão que a vida do outro é sempre melhor foi maximizada por uma enxurrada de fotos de amigos em viagens incríveis, festas badaladas, amores incondicionais e conquistas incríveis.

Mas vamos com calma, sentemos e analisemos tudo isso. Será que de fato tudo que é postado nas redes sociais é verdade? Vamos começar com o mais velho dos programas de edição de imagem, o Photoshop. Ele serve basicamente para eliminar qualquer defeito ou mudar qualquer coisa na foto que alguém habilidoso tenha vontade. O sorriso se torna mais branco, as curvas mais acentuadas, enche copos de cerveja com líquidos que nunca estiveram ali. A grama do vizinho foi cuidadosamente manipulada para que, a olhos destreinados, parecesse muito mais verde do que de fato é.

Agora outra questão: Muitos tiram milhares de fotos em uma mesma viagem, com diversos ângulos diferentes, e postam o ano todo, fazendo assim parecer que viajaram diversas vezes. A tempos atrás, li um texto que não vou lembrar a fonte, de um jornalista que ao frequentar um hotel luxuoso do Rio de Janeiro a trabalho, reparou que alguns jovens tiravam fotos na piscina e rapidamente iam trocar de roupas e mudar o cabelo. A tática era para que com apenas uma diária, o mesmo postasse ao longo do verão diversas fotos parecendo que estivera no hotel em outras ocasiões. Mais uma vez, a realidade é manipulada para parecer algo que não é. A grama foi replicada no seu auge, parecendo sempre o mais verde dos dias.

Nas redes sociais, tendemos a postar apenas nossos melhores, seja melhores dias, melhores festas, melhores ângulos, melhores sorrisos. Claro que existem suas exceções, mas a tendência reproduzida por todos, é postar só o nosso melhor. Qual o motivo disso? Bem, teríamos que escrever outro texto, analisando as diversas contingencias desse comportamento, e quais crenças se manifestam com isso. A questão agora é apenas entender que a grama do vizinho sempre parece mais verde, pôr na verdade o vizinho manipular, muitas vezes sem saber é claro, toda a realidade do seu dia para sempre ser visto apenas o seu melhor.

A comparação de nos, com eles, sempre vai ser injusta, pois a sua vida você conhece por inteira, o lado bom e o lado ruim, mas a do outro muitas vezes conhecemos apenas o melhor.

A grama do vizinho pode ser mais verde pois é grama sintética, só isso. Ela é um mero recorte da realidade do outro, não condizendo assim com o que de fato acontece na vida dele.

Ta, mas é quando, de fato, a grama do vizinho (não sintética) é mais verde que a minha?

Continua sendo apenas um recorte da realidade, pois você está vendo apenas o produto final de um processo que muitas vezes é longo, exaustivo e complexo. Você vê a grama do vizinho verde, mas esquece de ver que ele teve que plantar, regar, cuidar e fazer toda a manutenção do jardim, para que só assim, a grama dele seja de fato verde. Às vezes, queremos ter uma linda grama verde, melhor que a do vizinho, mas não queremos pagar o preço para tal. Não queremos nos esforçar para que isso aconteça. Às vezes estamos apenas do estágio inicial da linda grama verde, mas a ansiedade para que tudo ocorra o mais rápido possível, impede de perceber que todo nosso esforço um dia vai resultar em um belo jardim.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s