Bem vamos inicialmente entender que a Psicologia é uma especialidade singular ( tem curso próprio) e é responsável pela saúde emocional e comportamental dos indivíduos. Como não é médico, não receita medicações ou exames de nenhum tipo.
Mas se ele não passa medicação e nem exames, como ele vai cuidar da minha saúde? É ai que gera o começo da confusão…o psicólogo trabalha com a fala, ou seja, o que você diz, como se comporta e seus significados.
Como profissional formado no curso de Psicologia, ele pode trabalhar em escolas, empresas, clinicas, em hospitais, fazer avaliações psicológicas , entre tantos.
A ideia de um profissional que te atende em uma salinha, o escuta e faz cara de “paisagem” é da Psicologia Clínica, uma das formas mais clássicas da profissão.
Na sua grande maioria é realizada de forma semanal, continuada e com sessões que podem durar de acordo com a necessidade da demanda do paciente, mas como costume gira em torno de 40 a 60 minutos.
“Ta dai eu vou lá e falo, o cara escuta e eu pago por isso…”
Vou fazer uma pergunta:
Quantas vezes/lugares/pessoas você pode ser verdadeiramente você, contando todos os seus medos, anseios e perturbações sem ter nenhum medo de ser julgado ou de ter as suas intimidades reveladas e espalhadas?
Outra pergunta:
Quanto tempo por semana você separa para pensar sobre como está sua vida e/ou você?
É com isso que o psicólogo trabalha: o seu eu verdadeiro, seus medos e angustias escondidas por medo de julgamentos.
A neutralidade do consultório, a completa ausência de julgamentos e amarras de pensamentos.
Existem todo um conjunto de técnicas para facilitar essa jornada, ou seja, uma simples pergunta que pode fazer você parar e repensar tudo aquilo que tinha certeza que considerava como verdade universal.
O Psicólogo Clínico está lá para ajudar você a se auto conhecer e achar as respostas que até então pareciam impossíveis de achar…está lá para, junto com você, lidar com suas dificuldades emocionais e comportamentais.
Tudo isso com respaldo de estudos realizados em décadas de desenvolvimento da Ciência Psicológica.