Estresse Pré-Vestibular

No Brasil é utilizado o sistema de provas de admissão escrita para a entrada em cursos universitários, os chamados ( e temidos) vestibulares.

Todos os anos, milhares de jovens brasileiros se submetem a um sistema que consiste em uma série de questões para mensurar seu nível de conhecimento e afunila quem poderá entrar em uma instituição de ensino, sendo normalmente as de caráter público ( federal/estadual) com o maior nível de concorrência.

Não levando em consideração se o atual sistema é justo ou não, tão comum quanto os vestibulares, são os chamados estresse pré-vestibular, ou ansiedade de desempenho.

Todos os sintomas da ansiedade aparecem com um único foco, o dia da prova, porém sentir isso é natural e esperado, porém em grandes quantidades pode vir a atrapalhar o desenvolver da prova, os famosos e terríveis  “brancos”.

Em Novembro de 2008, o psiquiatra Daniel Guzinski e a psicóloga Cátula Pelisoli, publicaram na revista de psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), um trabalho que realizaram com 1.046 estudantes de Porto Alegre, onde verificaram a intensidade de ansiedade dos que se preparavam para o vestibular. A pesquisa mostrou 23,5% dos vestibulandos apresentaram ansiedade considerada moderada ou grave. Um dado relevante é que, para eles, a sensação de obrigação de prestar vestibular e o fato de considerá-lo como algo decisivo em suas vidas elevaram os níveis de ansiedade.

Dicas para os estudos e o dia da prova:

  • Pratique o auto monitoramento; ou seja, passe a perceber e a conhecer seu corpo e suas reações a ansiedade.
  • Treine técnicas de respiração; ao perceber que os sinais da ansiedade estão aparecendo, passe a respirar de forma correta. Respirar de forma ritmada e mais lentamente ajuda a regular o fluxo sanguíneo, batimentos cardíacos, entre outros sintomas ansiosos.
  • Conheça as regras do vestibular que irá prestar;
  • Monte um cronograma de estudos baseado nos vestibulares que irá prestar;
  • Respeite seus limites; estudar horas a fio, sem descanso ou tempo para alimentação e sono é desperdiçar tempo.
  • Tente ao máximo não mudar a resposta que marcou na prova; revisar é uma coisa, mudar pois achou uma resposta mágica para a questão é outra bem diferente.
  • Tenha um lugar de estudo limpo, organizado e livre de estímulos externos.
  • Se alimente de forma correta e não esqueça de se hidratar.
  • Procure um psicólogo; muitas vezes questões muito mais profundas estão enraizadas no estresse pré-vestibular, tais como medo de errar, pensamentos dicotômicos ( se passar sou um sucesso, se não serei um fracasso), entre outros.

Bons estudos.

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