Me formei psicólogo em 2011 e desde então atuo na área clínica, tendo meu consultório em Mogi das Cruzes e também atendendo na Clínica Conhecer e Agir em São Paulo. Desde o início da faculdade me interessei pela psicologia clínica, o estar dentro do consultório e atender cara a cara pacientes me fascinava. Preferindo focar meus atendimentos ao público adolescente e adultos, acabei tendo com crianças uma única experiencia. O tempo foi passando, me especializei em Terapia Cognitiva-comportamental pelo Instituto Neurológico de São Paulo – Hospital Beneficência Portuguesa e mal terminei a especialização surgiu a oportunidade de fazer um mestrado em Psicogorontologia em Mogi das Cruzes.
E ao entrar no mestrado começou algo que até hoje me faz rir, o momento que perguntam o que estudo e digo sempre “Psicogerontologia….mas pode chamar de Psicologia voltado ao processo de envelhecimento humano”. Sempre dou risada pela cara de espanto ao escutarem a palavra Psicogerontologia, que mais parece um palavrão.
Mas o que vem a ser de fato a psicogerontologia?
Primeiramente devemos entender que é a junção dos conhecimentos da Psicologia com a Gerontologia, ramo da ciência que estuda o processo de envelhecimento de forma interdisciplinar, ou seja não apenas médico, mas sim psicológico, social, histórico e econômico.
Estamos vivendo mais, isso é fato, e estudar isso é essencial para que além de viver mais, possamos viver melhor. Para se ter uma ideia, estudos revelam que em 2020 no Brasil a expectativa de que a população idosa, ou seja, acima de 60 anos, ultrapasse a casa dos 30 milhões, nos tornando assim o sexto pais em número de pessoas nessa faixa de idade.
E se vivemos mais, também não podemos esquecer que nasce muito menos crianças hoje em dia, o que em algum momento de nossa história teremos mais idosos do que crianças. Quando isso vai ocorrer é ponto de discussão entre nossos estudiosos, mas é fato, isso vai acontecer.
Envelhecer bem, de forma saudável e ativa, é um grande desafio para os profissionais. O que temos certeza é apenas uma coisa, envelhecer bem é um conjunto de fatores biológicos e sociais. Não temos como garantir uma boa velhice, porém quanto mais nos prepararmos para ela, melhores as chances de tudo correr da melhor forma possível.
E aí que entra a psicogerontologia, afinal nada mais é que utilizar os conhecimentos da psicologia voltado ao envelhecimento humano.
Envelhecer é um processo de mudanças físicas, sociais, econômicas e psicológicas intensas, podendo gerar desconforto e angustias que até então não eram comuns ao indivíduo.
Pensamentos negativos, disfuncionais quanto a realidade pode gerar comportamentos que parecem inadequados a primeira vista, mas tem todo o sentido de existir dentro das possibilidades daquele que sofre.
Hoje estudo psicogerontologia para ajudar no processo do envelhecer, e quem sabe no futuro me dedique exclusivamente para este público.
Estou estudando sobre a psicogerontologia na minha graduação como projeto de pesquisa e estou tendo dificuldade em encontrar materiais disponíveis sobre a área. Teria alguma dica onde encontrar? Desde já agradeço.
Boa tarde Iohanny, que legal estar fazendo um projeto voltado a esse publico.
Precisaria entender melhor qual o enfoque do seu trabalho para melhor ajudar.
Se puder entrar em contato via whatsapp pelo numero (11)98047-1113.
Até