Método Pomodoro de Organização de Tempo

pomodoro-timer-590x290

 

Uma das queixas recorrentes em meu consultório é a dificuldade de organizar e lidar com o tempo, seja para trabalhos, estudos entre outras situações.

Existem diversas técnicas e formas de organizar o tempo, mas sem dúvidas uma das mais famosas atualmente é o Método Pomodoro.

Essa técnica foi desenvolvida por um italiano, Francesco Cirillo, no final dos anos 80 visando desenvolver uma melhor forma de se organizar.

O nome da técnica, Pomodoro, vem de inspiração os timers de cozinha das famosas Mammas Italianas, que tinham formatos de tomates (pomodoro).

A técnica consiste em organizar uma lista de afazeres e utilizar os timers para marcar blocos (pomodoro) de 25 minutos, com descanso de cinco minutos entre eles. A cada 4 blocos (pomodores), temos um descanso de 30 minutos.

Os objetivos da técnica são:

  • Aumentar sua concentração
  • Aumentar sua produtividade
  • Diminuir as interrupções
  • Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa
  • Aliviar sua ansiedade

Uma das principais regras desse método é não interromper ou se distrair com outras atividades além da proposta a ser realizada. Desligue internet, deixe o telefone de lado, feche a porta do quarto, enfim, certifique-se de não ser interrompido no decorrer do pomodoro.

Para colocar a técnica em prática devesse seguir alguns passos:

  • Listar tarefas a serem realizadas
  • Iniciar a execução das tarefas
  • A cada pomodoro devesse marcar um X ao lado da tarefa
  • Marque quantos pomodoro vai ser necessário para terminar cada tarefa
  • Se for interrompido marque um ( – ) na lista
  • Ex: Estudar matemática: X X X – X ( 3 pomodoro, 1 interrupção e mais 1 pomodoro)

Lembre-se de que a cada 4 pomodoro, deve se dar uma pausa de 30 minutos. Nessas pausas se levante, alongue, beba uma água.

As interrupções podem ser de ordem externa (telefones tocando, pessoas chamando, etc) ou de ordem interna (lembrar de algo aleatório que tem que fazer, pensamentos automáticos negativos, etc). Evite ao máximo interromper as tarefas, parando apenas em situações de fato urgentes.

Dificuldades que podem ocorrer

 Por ser um método bem rígido de organização de tempo, alguns problemas de execução podem ocorrer durante as tarefas. No método original, são sempre pomodoro de 25 minutos, porém nada impede de adaptar esse tempo a sua realidade. Algumas tarefas podem exigir mais tempo de dedicação antes das pausas, sendo assim adapte os tempos para isso, porém nada de exageros ( pomodoro de 2 horas por exemplo) e jamais elimine as pausas, elas são um dos pontos mais importantes para a técnica ser eficiente.

Muitos utilizam o método para vestibulares e concursos, por exemplo, então adaptam os estudos aos tempos da prova ( pomodoro de 1 hora que é exatamente o tempo que se tem para fazer uma redação). Ou cada pomodores ( 4 pomodoro) referentes a uma matéria de estudo.

Se recompense!

 Outro ponto que a técnica original não aborda, mas é muito importante, é que ao final das suas tarefas você deve se recompensar pelo esforço. Sim, isso mesmo, pense em pequenos prazeres que pode realizar ao fim das suas tarefas e se presentei com isso. Pequenos chocolates, um capítulo da sua série favorita (mas apenas um!), utilizar a internet livremente por um pequeno período.

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s